Notícias

Delegado Ives Correia destaca reforço à segurança e combate aos maus-tratos em Feira de Santana

Coordenador do Dirpin aponta avanços com nova estrutura do SAC da Polícia Civil e ações firmes contra crimes ambientais, violência virtual e o crime organizado.
  • Categoria: Policia
  • Publicação: 04/08/2025 16:13

Ações e investimentos que têm reforçado a segurança pública em Feira de Santana e cidades vizinhas. Destacou o delegado Dr. Ives Correia.

Em entrevista exclusiva, para o Portal da Feira. O delegado Dr. Ives Correia, coordenador regional da Polícia Civil (Dirpin) na região leste da Bahia, destacou as recentes ações e investimentos que têm reforçado a segurança pública em Feira de Santana e cidades vizinhas. Entre os principais avanços, o delegado ressaltou a inauguração do novo SAC da Polícia Civil, que passou a contar com atendimento terceirizado, melhorando a estrutura de acolhimento e devolvendo os policiais civis às atividades investigativas.

“Isso melhora o nível operacional da Polícia Judiciária e dá mais dignidade ao cidadão, que agora tem privacidade para relatar ocorrências”, afirmou Correia. Ele também destacou a entrega de viaturas para a Polícia Militar e novos armamentos para as delegacias, além da capacitação contínua das equipes. “Queremos uma Polícia Civil cada vez mais forte, preparada e atuante. Investigação com inteligência sempre dá resultado”, completou.

Entre as ações recentes que tiveram forte repercussão na comunidade, o delegado mencionou o cumprimento de mandado contra maus-tratos a dois cães da raça pitbull, encontrados em condições degradantes. O caso gerou comoção e resultou na responsabilização do tutor dos animais. “Os animais são seres sensientes, e abandoná-los é crime. Atuamos em parceria com a OAB, a prefeitura e outros órgãos para coibir esse tipo de prática”, afirmou.

Correia também confirmou que as ações de combate aos maus-tratos se estendem à zona rural e encorajou a população a denunciar pelo Disque 181 ou pela Delegacia Digital, enviando imagens e endereços. “Com provas, conseguimos pedir mandado de busca e atuar legalmente em qualquer propriedade, urbana ou rural.”

A entrevista ainda abordou o aumento no número de mandados de prisão cumpridos na região e o combate a crimes digitais, como o chamado “estupro virtual” e casos de induzimento à automutilação. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) tem realizado prisões até fora do estado, com destaque para investigações envolvendo violência psicológica e aliciamento de menores.

“Temos uma equipe técnica diferenciada. Por isso conseguimos uma redução expressiva nos homicídios em Feira de Santana: 30% no primeiro semestre, quando a meta estadual era de 6%”, enfatizou.

Por fim, o delegado também comentou as operações recentes que resultaram na apreensão de máquinas caça-níquel e ações de combate ao tráfico na região da rodoviária, ressaltando a importância de um trabalho integrado com a prefeitura e os serviços de assistência social.